6 benefícios do data driven marketing para sua empresa 

Data Driven Marketing é o processo de usar dados gerados pela empresa ou do mercado para informar e validar decisões de marketing acionáveis. O objetivo é reduzir incertezas, gerar insights e ajudar os líderes da empresa a adaptar suas estratégias às tendências que estão sempre em constantes mudanças. 

 

Data Driven Marketing é o processo de usar dados gerados pela empresa ou do mercado para informar e validar decisões de marketing acionáveis. O objetivo é reduzir incertezas, gerar insights e ajudar os líderes da empresa a adaptar suas estratégias às tendências que estão sempre em constantes mudanças. 

Organizações altamente orientadas por dados são três vezes mais propensas a relatar melhorias significativas na tomada de decisões de acordo com pesquisas recentes. No entanto, 62% dos executivos ainda dependem mais de experiência e conselhos para tomar decisões. 

Isso significa que é mais adequado - e aconselhável, utilizar os dados para guiar a empresa, do que basear todas as decisões ao achismo ou apenas experiências de uma pessoa. E, apesar do rápido desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, que tornou possível para as máquinas alavancar Big Data e treinar modelos complexos de Machine Learning, o Data Driven se transforma em um novo conjunto de soluções tecnológicas. 

Saiba mais sobre quais benefícios o data driven marketing pode trazer para sua empresa na leitura deste post. Acompanhe:

1.Decisões mais confiáveis

Ao extrair dados reais e concretos do mercado, a empresa conta com informações confiáveis para embasar a tomada de decisão com mais segurança e muito menos exposição a riscos.

Em primeiro lugar, defina uma estratégia para o uso dos dados. Identifique os principais objetivos que deseja alcançar. Você também deve considerar o perfil do seu mercado, as tendências de consumo dos clientes e as práticas adotadas pelos concorrentes.

Faça um levantamento de quais dados são mais relevantes para alcançar os objetivos traçados.

A tecnologia é sua aliada. Os softwares de gestão de data driven marketing auxiliam na identificação das informações mais importantes e criam relatórios analíticos para facilitar a visualização das informações. 

A partir daí, já é possível prever situações e tomar decisões de forma mais confiável, prática e com menores riscos para o seu negócio.

2.Buscar o público certo

Atrair o cliente certo por meio do funil de marketing permite que a força de vendas seja direcionada apenas àqueles leads com maior potencial de conversão, o que também é uma otimização dos custos do negócio.

O data driven marketing permite que campanhas de anúncios e mensagens específicas sejam direcionadas a públicos característicos. Elas podem até mesmo atingir indivíduos singulares em um marketing personalizado com base no perfil de um cliente.

Além das estratégias de atração otimizadas, a personalização de estratégias de marketing para a base de clientes também poderá gerar novas oportunidades de vendas de cross selling e up selling que, além de descartarem a necessidade de investir na atração de novos clientes, aumentam o ticket médio das vendas e sua fidelização.

3.Criar conteúdos mais relevante

Você consome conteúdo online sobre tópicos que não te interessam? Provavelmente a resposta é não. Seu público também não vai acessar nada que não seja do interesse dele. Portanto, verifique o que seu público-alvo normalmente consome na Internet. 

Descubra quais são suas necessidades diárias e como você pode atendê-las, seja por meio de conteúdo ou dos próprios produtos e serviços. Essa coleta de dados por meio do data driven marketing se torna mais eficaz e torna mais fácil entender quem é seu público e dos assuntos em que mais estarão interessados.

Usando os dados ao seu favor, é possível criar conteúdos mais úteis e interessantes, para que as pessoas desejem acessar seus canais com frequência. Realiza a coleta dos dados em que esteja interessado, em seguida, planeje seu conteúdo para ajudar o usuário em cada um dos estágios da jornada do usuário.

[FRASE DESTAQUE]:O data driven marketing possibilita a criação de conteúdo direcionado a segmentos específicos da base de clientes.

4.Identificação de oportunidades, tendências e ameaças ao negócio

No passado diziam que “o olhar do dono que engorda o gado”, porém esse ditado já não é mais suficiente para garantir que um negócio esteja sempre preparado para as adversidades do seu mercado para crescer de forma sustentável. 

Nesse sentido, o data-driven pode identificar e antecipar situações que possam trazer ameaças para a empresa, assim como auxiliar na identificação de melhores oportunidades para investir ou também nas tendências mais assertivas para um negócio.

O impacto nas vendas de um produto em decorrência da entrada de um concorrente no mercado, o peso de uma menção negativa nas redes sociais e todos os demais movimentos relacionados ao negócio podem ser identificados com o estudo dos dados e assim guiar sua empresa não baseada no achismo, mas sim, a luz de informações confiáveis.

5.Desenvolver um produto melhor

Insights coletados através de dados quantitativos e qualitativos são essenciais para o crescimento da empresa. Isso é uma verdade em marketing. É verdade em vendas. E é absolutamente verdade quando se constrói produtos que criam crescimento real, sustentável e lucrativo.

Aplicar seu conhecimento de análise de dados na sua estratégia de produto, ajuda a criar um crescimento duradouro e sustentável.  As empresas podem até usar dados para ajudar a melhorar um produto com base nas preferências e necessidades dos clientes. 

6.Aumentar o ROI

Todos esses benefícios aumentam o ROI do marketing no geral. Também é importante observar que deixar de aproveitar ao máximo as vantagens do data driven marketing significa ficar para trás.

Ao ter mais controle sobre os processos e conseguir antever os rumos do mercado, as empresas data driven têm muito mais facilidade para calcular seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Muitas organizações não conseguem estipular essa métrica com precisão simplesmente em função da falta de informações. Por outro lado, empresas que possuem uma cultura orientada a dados têm certeza de quanto cada ação executada lucrou ou deixou de lucrar. E isso é fundamental para direcionar investimentos e reduzir desperdícios e tornar a estratégia de data driven marketing ainda mais rentável e lucrativa para sua empresa.


A utilização de dados está cada vez mais essencial para que as empresas potencializem o alcance de melhores resultados. Para isso é necessário incluir uma cultura analítica que possa permitir a inserção de informações com base em dados reais em todas as camadas das organizações, impulsionando as estratégias para um outro nível de menos achismo e mais conhecimento.

Se precisar de ajuda para sua estratégia de data-driven marketing, a Trinto, consultoria de tecnologia especializada em transformação digital, está à sua disposição. Entre em contato agora mesmo.

 

 


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