Grandes marcas utilizam da modalidade de vendas B2E com um benefício a mais para seus funcionários e com isso ganha uma tração ainda maior nas vendas fidelizando não só o consumidor geral como também seus colaboradores. Contudo, a falta de acesso a catálogos variados ou de produtos diferenciados, ocasionou problemas onde essa funcionalidade visa suprir.
Modalidade: Cliente B2E
Ambiente: VTEXIO
Tipo de desenvolvimento: APP CUSTOM
Premissa: Desenvolver um gerenciador de campanhas para os clientes parceiros consigam disponibilizar um ambiente a seus funcionários com produtos e descontos diferenciados.
Grandes marcas utilizam da modalidade de vendas B2E com um benefício a mais para seus funcionários e com isso ganha uma tração ainda maior nas vendas fidelizando não só o consumidor geral como também seus colaboradores. Contudo, a falta de acesso a catálogos variados ou de produtos diferenciados, ocasionou problemas onde essa funcionalidade visa suprir.
Nosso cliente enxergou essa grande oportunidade do mercado e entendeu que levar as empresas para seu ambiente interno, seria uma estratégia de vendas robusta, consolidada, escalável e sustentável a grande prazo. Além da alta qualidade dos produtos e da relevância dos mesmos para seus colaboradores, nosso cliente decidiu desenvolver um ambiente onde estas empresas pudessem se cadastrar, levando consigo toda sua base de funcionários e/ou clientes premium e, com isso, poderiam aumentar o catálogo de produtos e também disponibilizar descontos diferenciados.
De modo geral, como isso funciona?
Uma empresa entra em contato com nosso cliente através de email, formulário ou algum outro canal que exiba informações sobre esse tipo de campanha disponível, preenche todas as informações necessárias, é validado pelo nosso cliente e caso seja aprovado, recebe instruções para poder “logar” seus “colaboradores e/ou clientes premium”, e assim começar a ter descontos diferenciados para adquirir os produtos do nosso cliente em questão.
Cada cliente, seja ele parceiro ou empresa, recebe uma série de regras que precisam ser seguidas, como: limite de compras, limite de itens ou produtos especificados por cliente, tudo isso de acordo com um contrato estipulado que será gerenciado no seu portal interno. Quando essas restrições forem atingidas, a campanha é expirada e seus clientes param de comprar os produtos com descontos e passam a ter uma navegação na modalidade B2C.
Vamos ao exemplo prático:
Todo o processo sendo gerenciado de forma manual torna-se complexo e complicado, pois para que isso funcione, é necessário criar uma coleção de produtos, criar uma promoção específica para o cluster de clientes dessa campanha definindo diversos parâmetros de aceite e elegibilidade, ativar ou desativar de acordo com a efetivação das vendas.
Construímos 2 App que se comunicam entre si (service back-end e admin). A App de serviços é responsável por criar as coleções, modificar os produtos (adicionar e remover), criar a promoção e amarrar a coleção, consumir o feed de vendas filtrando os pedidos que entram por esse cluster para ir subtraindo os valores e modificar as campanhas (criar uma nova campanha, remover ou editar uma campanha existente, definir seus limites, produtos, etc). Esses registros são armazenados no Masterdata V2 utilizando Vtable.
Já a App de Admin é responsável por distribuir uma interface gráfica para que o time operacional do nosso cliente possa editar ou criar estas campanhas de forma prática e funcional.